Os estudantes das escolas Pedro de Alcântara Júnior e Domingos José Diniz Costa Belém, pertencentes à rede municipal de educação, lançaram, recentemente, livros autorais produzidos dentro do ambiente escolar. As obras literárias foram elaboradas e publicadas com o apoio dos profissionais de educação das respectivas unidades.
Na escola municipal Pedro de Alcântara Júnior, no Industrial, os alunos do Programa “Escola Viva” produziram o livro “Cem emoções para a alteridade: o sentir como ponte para o outro”, com apoio de professores da própria escola e de outras unidades de ensino.
Já na escola municipal Domingos José Diniz Costa Belém, na Sede, os alunos do 5º ano produziram diversas obras literárias, publicadas pela escola, ressaltando o protagonismo dos estudantes nas atividades escolares.
Autores Mirins da escola Domingos José Diniz Costa Belém
Os autores do 5° ano da escola Domingos José Diniz Costa Belém produziram, ao todo, 37 obras literárias. Deste total, 19 foram publicadas na versão final do livro, idealizado pela professora Laís Almeida.
A estudante Gabriela Lana, 10, explicou como foi o processo de construção da sua história. “Quando a professora falou que a gente ia fazer um livro eu já tive uma ideia. Eu tinha feito um desenho para minha avó, Joana. Depois escrevi uma história sobre, que me fez me sentir uma estrela literária brilhando”.
Outro autor, Leonardo Gomes, 10, aprovou o processo de escrita do livro.“Fiz tudo em sala de aula, junto com meus amigos e com a ajuda da professora Laís. Foi muito legal a experiência de escrever e desenhar do jeito que eu quis”, relatou.
Gabriela e Leonardo são autores das histórias "Gato no mundo invertido" e "O coelho mágico", respectivamente. Fotos: acervo/Seduc
Segundo o diretor da E.M. Domingos Belém, Ílton César Vieira, “é importante despertar entre os educandos o interesse na leitura e escrita, buscando atividades pedagógicas mais concretas, dentro das realidades vivenciadas no ambiente escolar para a construção de leitores e críticos”. “Acredito que essas ações fortalecem uma escola prazerosa para nossos alunos. A comunidade valoriza os trabalhos desenvolvidos, criando um sentimento de respeito às diversas práticas de ensino aprendizagem na nossa escola”.
“Cem emoções para a alteridade: o sentir como ponte para o outro”
A obra literária possui uma coletânea de histórias feitas pelos estudantes e foi elaborada dentro do Programa “Escola Viva", da escola Pedro de Alcântara Júnior. Além disso, os educandos contaram com o auxílio de professores e alunos de outras escolas que foram convidados a participarem do projeto.
O professor Albert Drummond explicou que as histórias reúnem 100 definições de emoções, sentimentos e estados de consciência, explorando tanto os aspectos positivos quanto negativos de cada um deles sob o olhar genuíno e perspicaz dos estudantes.
“A obra literária convida o leitor a refletir sobre a complexidade da mente humana e a riqueza das emoções, tornando-se leitura indispensável para educadores, psicólogos, pais e curiosos por autoconhecimento”, destacou Albert, que é historiador, mestre em Ciências da Religião e professor de Educação Socioemocional.
Evelyn Moreira, 13, do 8° ano, revelou que se surpreendeu com a produção do livro. “Eu gostei bastante. Não imaginava fazer e ilustrar um livro. Foi uma experiência incrível”, resumiu.
Noites de autógrafos
As escolas municipais Domingos José Diniz Costa Belém e Pedro de Alcântara realizaram uma noite de autógrafos para celebrar os lançamentos dos livros. Os eventos aconteceram nos dias 4 e 10 de dezembro, respectivamente.
Larissa Aparecida de Assis, 14, do 9° ano da E.M. Pedro de Alcântara, expressou sua satisfação com a presença do público presente na noite de autógrafos. “Foi incrível ver os pais dos alunos e convidados admirando nosso trabalho, especialmente considerando que não foi um processo rápido ou simples para criar o livro”, comentou.
A estudante Larissa Nayara Barbosa, 10, da E.M. Domingos José Diniz Costa Belém, disse estar satisfeita em se tornar escritora na infância. “Eu me senti muito importante em poder escrever minha própria história e divulgar minhas ideias e meus desenhos. Não imaginava que eu seria tão elogiada pela minha professora e também por tantas outras pessoas”, revelou.
As ações realizadas por estas escolas reforçam o compromisso da Prefeitura de Contagem em fornecer atividades educativas para os educandos, promovendo a formação humanística e crítica dos estudantes da rede municipal de educação.